Buscar
  • Echos Psicologia

Entrei no curso de Psicologia... e agora? Conclui o curso de Psicologia... e agora?


No início de cada ano milhares de estudantes brasileiros ingressam no curso de Psicologia e milhares estão saindo psicólogas(os) graduadas(os). Embora em momentos distantes em média 5 anos, essas perguntas são comuns aos dois casos.

O “calouro” em Psicologia elucubra sobre o que irá encontrar nessa nova fase de sua vida: será que é mesmo o que eu quero fazer? Que conteúdos terei no curso? Conseguirei acompanhar? Poderei sobreviver como psicóloga(o)? O que uma psicóloga(o) pode fazer além de ter um consultório? Enfim....sou um(a) estudante de Psicologia... e agora?


A(O) psicóloga(o) recém graduada(o) vive angústia semelhante com inúmeras dúvidas diante do mundo profissional que se apresenta no novo ciclo de sua vida: estou satisfeita(o) com a profissão que escolhi? O que aprendi na graduação foi suficiente? O que preciso aperfeiçoar em minha formação profissional? Conseguirei atuar e sobreviver como psicóloga(o)?

Em mais de três décadas acompanhando a jornada de formação de novas(os) psicólogas(os), conseguimos destacar alguns direcionamentos para as questões acima. Em primeiro lugar, a dúvida sobre a opção do curso e/ou profissão escolhida só poderá ser dissipada se, além de outras atitudes, você se disponibilizar a realmente conhecer a Psicologia. As disciplinas na graduação trazem informações essenciais que devem ser complementadas pela busca de atividades extraclasse que abrem as portas do mundo Psi. E se você acabou de se formar, provavelmente tem a sensação de que “quase nada sabe” ... verdade... o mundo Psi é de uma complexidade enorme, haverá sempre muito a saber!


Um segundo aspecto é relativo a questionamentos acerca das possiblidades de atuação em Psicologia. Talvez você já tenha um interesse inicial por algum campo de atuação (jurídica, saúde, educação, organizacional, dentre tantos outros), mas não despreze oportunidades em sua formação universitária e mesmo após a graduação, de conhecer a diversidade atual do exercício profissional. Há muitas oportunidades no mercado para expandir seu conhecimento. Onde há ser humano, há fenômeno psicológico, e onde há fenômeno psicológico, há possibilidade de estudos e atuação em Psicologia, ou seja, já imaginou quantas possibilidades você tem?


O terceiro aspecto a ser considerado, sobre suas condições de ser bom profissional e bem sucedido economicamente, é importante saber que inicialmente depende dos dois aspectos anteriores citados e qual foi sua atitude nesse sentido. Além disso, o investimento em sua saúde mental e sua formação continuada é outra necessidade evidente. Faça psicoterapia, busque supervisão e estude sempre. Simples assim...

Adicionamos ainda, a necessidade de atualização contínua sobre as normativas técnicas e éticas do exercício profissional em Psicologia. A concorrência atual é enorme, e não raro, centenas de psicólogas(os), por falta de conhecimento sobre o Código de Ética Profissional, acabam tendo sua carreira prejudicada.


Você deve ter consciência de que escolheu uma profissão que no século XXI se destaca pela atuação interdisciplinar, o que exige um trânsito contínuo, teórico e técnico junto a outras categorias profissionais. Como consequência, a(o) nova(o) psicóloga(o) deve ser apta(o) a elaborar e implementar propostas de atuação que vão ao encontro das necessidades sociais brasileiras e que muitas vezes estão relacionadas à violação e garantia de direitos.

Finalmente, ser a(o) cientista da psique individual e coletiva na pós-modernidade, é um grande desafio num momento de nossa sociedade, em que presenciamos nos ambientes de trabalho, da educação, da saúde, dentre outros, a construção e funcionamento de subjetividades interconectadas com inúmeros problemas contemporâneos e que produzem sintomas individuais e coletivos demonstrando a presença fundamental da Psicologia na busca de caminhos mais saudáveis.

0 visualização
CONTATO

41 99204 7372  |  41 99976 0066

contato@echospsicologia.com.br

Edifício New Concept

Rua Emiliano Perneta, 390 | Conjunto 305

Centro | Curitiba | PR

Horário de atendimento:

segunda a sexta das 8h às 18h com hora marcada.​​

  • whatsapp-logo-png
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle

© Echos Psicologia 2019    |    Desenvolvido por CIA5